Centro da boemia do Rio de Janeiro é famosa pelos bares, botecos e casas de show e por ser capaz de concentrar várias tribos diferentes, espalhadas pelos comércios entre a Rua do Riachuelo, a Av. Mende Sá e a Rua dos Arcos.

A Lapa possui vida noturna agitada, especialmente de Quarta-feira a Sábado, chegando a passar milhares de pessoas por fim de semana.

Localizada no Centro da cidade, tem como destaque arquitetônico o Aqueduto da Carioca, considerado a obra de maior importância do Rio Antigo.

Construído em 1723, na época do Brasil Colonial, visava resolver a falta de água na cidade levando água do Rio Carioca desde o Morro do Desterro (atual Santa Teresa) para o Morro de Santo Antônio (que teve sua maior parte desmontada no século XX).

O Aqueduto da Carioca possui estilo romano, 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos.

Em 1896 assumiu nova função servindo como via para o bonde que liga o centro da cidade a Santa Teresa. Infelizmente encontra-se desativado desde 2011. Seu retorno está previsto para 2014.

No entorno vale a pena conhecer a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón e no primeiro  Sábado do mês a feira do Rio Antigo.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lapa_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

http://www.lanalapa.com.br/


Deixe um Comentário